Correspondência De Pedro Teotónio Pereira Para Salazar
Editora: Presidência do Conselho de Ministros. Comissão do Livro Negro sobre o Regime Fascista.
Edição: 1ª.
Ano: 1991.
Páginas: 782.
Notas: Volume IV (1943-1944). Marcas de manuseamento. Pequena falha no canto superior direito da folha de rosto. Grafia na folha de rosto e na lombada. Miolo limpo. Em bom estado.
Saber mais...
Prosseguindo na divulgação de documentos relativos ao regime ditatorial que durante quase meio século esteve implantado no nosso pais, a Comissão do Livro Negro Sobre o Regime Fascista inicia agora - a exemplo do que já fizera relativamente a outras figuras do regime- a publicação da correspondência do colaborador de Oliveira Salazar, subsecretário de Estado, dirigente legionário, embaixador e ministro, Pedro Teotónio Pereira, dirigida ao presidente do Conselho.
Figura marcante do regime, mais do que simples colaborador do ditador, Pedro Teotónio Pereira tem uma estatura política que o destaca da corte que rodeia Oliveira Salazar. Afastado longos anos do país, exercendo funções diplomáticas, a este afastamento se deve, naturalmente, a menor intervenção directa na orientação política do regime - o que não o impede, todavia, de abandonada a carreira diplomática, ser escolhido por Salazar como ministro da Presidência e ser considerado como um seu muito provável sucessor, eventualidade que a doença que então o atingiu veio impedir de verificar.