Lorelei (João Cutileiro)
Autor: Miguel Esteves Cardoso (textos).
Editora: Porto Editora.
Ano: 1989.
Páginas: 94.
Notas: Esculturas de João Cutileiro e fotografias de Gérard Castello Lopes. Sinais de manuseamento. Miolo limpo. Em bom estado. Com dedicatória assinada. Obra impressa em folhas de papel encorpado.
Saber mais...
Obra belíssima de grande esmero e apuro gráfico, impressa em papel encorpado, e superiormente ilustrada com as fotografias de Gérard Castello Lopes e com texto de Miguel Esteves Cardoso. Ensaio fotográfico de grande beleza evocando o erotismo e sensualidade da compleição feminina através da escultura, da fotografia e da pena.
“João Cutileiro decidiu, há tempos, fazer uma série de esculturas em que a ideia de escala fosse levada a uma espécie de paradoxo: figuras minúsculas de mulheres, trabalhadas com enlevos de joalheiro e pousadas em bases de pedra tosca; uma escultura micro-monumental que preservasse, no limite das suas dimensões, a sugestão erótica do corpo feminino, pela virtuosidade da feitura, a sensualidade do mármore e o contraste dos corpos com a bruteza da pedra circundante.
Quando surgiu a ideia deste livro, o meu propósito foi o de tentar criar um outro paradoxo que se justapusesse ao dele e criasse no espectador a dúvida quanto ás reais dimensões das Lorelei. E logo veio o Miguel Esteves Cardoso mostrar ao escultor e ao fotógrafo que menos por menos nem sempre dá mais e que as Lorelei não existem só para serem esculpidas ou fotografadas mas, sobretudo, para serem amadas. Menos por menos, às vezes dá muito.”